7 de fevereiro de 2013

Problema com o Google Chrome: plug-in Flash Player não é carregado

Recentemente, após umas das atualizações do meu Red Hat, o plug-in do Flash Player do meu browser Google Chrome parou de funcionar. Infelizmente eu não consegui mapear para qual pacote realmente causou o problema, mas felizmente eu consegui resolver.

O Google Chrome permite você controlar e listar quais são os plug-ins que ele carrega sempre que inicializa e quais plug-ins tem permissão de serem carregados. Para acessar essa página de configuração, acesse a seguinte URL a partir do seu browser Google Chrome:

chrome://plugins

Na página que vai ser carregada você verá a lista de plug-ins que estão atualmente instalados no seu browser. A partir dessa tela você pode clicar em "Disable" para desabilitar um plug-in ou então marcar  a caixa "Always allowed" para garantir que este plug-in sempre terá permissão de execução.

obs: cuidado ao permitir qualquer plug-in para sempre ser executado. Certos sites se aproveitam de vulnerabilidades destes plug-ins.

Para resolver o meu problema foi fáci: após acessar esta URL, desabilitei o plug-in "libpepflashplayer" e deixei somente o Adobe Flash Player habilitado.

Vale lembrar que, apesar da biblioteca libpepflashplayer ser um software de código aberto, o uso do Adobe Flash Player é gratuito no Linux (apesar de que seu código não é aberto). A minha experiência é de que o Adobe Flash Player é o plug-in ideal para executar vídeos em Flash.

ps: vamos torcer para que os sites se adequem cada vez mais ao padrão HTML e não precisamos mais sofrer nas mãos de plug-ins para fazermos streaming de vídeos.

Nenhum comentário: