27 de dezembro de 2012

IBM Flex System Manager Explorer - parte 1: Novidades e como acessá-lo

A IBM, em 2012, lançou uma plataforma de hardware que veio para revolucionar a maneira como os departamentos de TI trabalham com seus servidores. A grande idéia dessa plataforma, sua força motivadora, é a redução no tempo de implementação dos serviços de uma empresa e a automação do gerenciamento destes sistemas (leia-se hardware e sistemas operacionais). Essa plataforma chama-se IBM PureSystems.

Nesta plataforma existe um appliance de gerenciamento chamado IBM Flex System Manager (FSM). Esse appliance é o grande responsável pela "mágica" do IBM PureSystems. Ele é capaz de gerenciar o hardware, automatizando diversas tarefas mundanas (como configuração de UEFI/BIOS, configuração de VLAN em switches, zoning SAN, e etc), fazendo o provisionamento de sistemas operacionais e monitorando hardware e sistemas operacionais de forma que ações automatizadas podem ser criadas baseadas em eventos.

Inicialmente o FSM era baseado em uma interface gráfica que a IBM vinha utilizando em diversos produtos de sua linha de hardware (ex: IBM Systems Director, Bladecenter OpenFabric Manager e etc). Porém, a IBM trabalha com outro tipo de interface gráfica, mais amigável ainda, que também podemos encontrar em diversos produtos, tais como: XIV, Storwize V7000, SONAS. Sendo assim, a IBM resolveu utilizar esta nova interface gráfica com o FSM, integrando-o mais ainda em sua linha de produtos, e facilitando a vida dos administradores que já estão acostumados com esta interface gráfica: é o IBM FSM Explorer.



Para acessar o IBM FSM Explorer, existem dois caminhos:

1. Acesse o FSM normalmente, através do endereço https://1.2.3.4/ (onde 1.2.3.4 é o endereço IP do seu FSM). Ao aparecer  a tela com a lista de chassis PureFlex, basta clicar com o botão direito no chassi que deseja gerenciar e escolher "IBM FSM Explorer". Uma nova janela será aberta.

Veja que o protocolo tem que ser HTTPS, e não é preciso digitar a porta ou o resto do endereço.

2. O outro caminho é acessar diretamente a URL https://1.2.3.4:8422/ui/. Essa URL irá abrir a tela inicial do IBM FSM Explorer e, caso seja preciso acessar o FSM tradicional, uma janela à parte será aberta, automaticamente, pelo próprio FSM Explorer.

Veja que o protocolo tem que ser HTTPS, e não precisa digitar "login.html"

Uma vez dentro do FSM Explorer, você terá diversas tarefas que poderá fazer, todas alinhadas em uma coluna da direita e no menu superior.

 

Tenho certeza que esta nova interface irá trazer mais agilidade e facilidade para os administradores de TI, principalmente para aqueles que estão migrando cada vez mais para um mundo virtualizado. Nos próximos posts, vou descrever como automatizar algumas tarefas e como fazer o provisionamento de um ESX, em um servidor novo (baremetal) através da interface gráfica do FSM Explorer.

Nenhum comentário: